O que as equipes de RH devem fazer para transformar a automação em uma aliada nos processos de recrutamento e seleção sem perder os laços humanos de vista.
Nas empresas, uma das áreas mais afetadas pela pandemia foi a de recrutamento e seleção. Para lidar com a questão, os profissionais dessa área aumentaram a participação da inteligência artificial no processo de contratação. Afinal, como a equipe de RH deve conduzir um processo seletivo neste momento em que as pessoas têm a mobilidade limitada, devem ficar em casa, manter distanciamento e todos precisamos cumprir protocolos rígidos para evitar a contaminação pela Covid 19?
De repente, nos vimos engolidos por uma aceleração de quebra de paradigmas, o enfrentamento de crenças limitantes, o abandono da procrastinação, o redirecionamento da forma de atuação, a necessidade de análises profundas e rápidas para a tomada de decisão. Enfim, tudo acontecendo ao mesmo tempo e sem tirar o olho da sustentabilidade empresarial, no Market Share, tivemos de construir novas formas de trabalhar, redesenhar o papel profissional dos que fazem a empresa acontecer.
Nesse cenário de pandemia, com o mundo de cabeça para baixo, a empresa caótica sem saber muito como agir, resultados a serem atingidos e pessoas com medo, alguém diz: “chama a equipe de RH, eles vão nos dar alternativas que resolvem”. Para atender ao chamado, a equipe de RH precisou se reinventar, criar novos processos, buscar velocidade, minimizar a atuação operacional e focar no que é estratégico. A solução? Usar a Tecnologia, a inteligência artificial.
Inteligência artificial X laços humanos
A Inteligência Artificial, em algumas empresas, já estava presente para a divulgação de posições, a análise de currículo… Ou seja, realizar tarefas que demandam muito tempo e são extremamente operacionais. Hoje, abrangência da automação cresceu, e vem sendo utilizada, por algumas equipes de RH, em todas as etapas do processo.
Porém, como defendeu Jonathan Sampson, diretor-geral da consultoria de recrutamento Hays, em entrevista à VocêRH, “embora a inteligência artificial possa ser parte relevante do processo, ela não deve substituir um especialista humano para gerenciá-lo, interpretá-lo e para construir os relacionamentos em torno dela”.
Logo, toda a automação deve ser usada para melhorar e acelerar os processo de decisão, mas a inteligência emocional humana ainda é essencial no trato com pessoas. Laços humanos são importantes, principalmente no Brasil, um país de cultura relacional. O grande desafio da área de recrutamento e seleção é redefinir o seu papel para fazer frente às novas tendências.
No processo seletivo, a inteligência artificial permite…
… mais agilidade;
… maior possibilidade de trabalhar com elevado número de currículos;
… que as pessoas participem do processo seletivo independentemente de onde estejam;
… padronização;
… eliminação dos desvios de percepção dos condutores do processo;
… cruzamento de diferentes informações;
… inclusão;
…. diminuição das atividades operacionais da área.
Cuidados que a equipe de RH deve ter na utilização da inteligência artificial nos processos seletivos
- Negócio, cultura , missão, visão e valores empresariais devem estar representados nos algoritmos;
- As expectativas da empresa devem estar bem mapeadas para que a análise do candidato seja fidedigna;
- Embora a participação possa ocorrer de qualquer lugar, um mínimo de privacidade é necessária. Algumas pessoas sentem-se incomodadas ao fazer vídeos, responder questões na frente de outras pessoas;
- Quanto mais complexa a posição, maior deve ser o cuidado na elaboração de um algoritmo de confiança;
- A validação dos filtros deve ser constante para verificar a sua eficácia;
- Não deixar que todas as decisões estejam nas mãos dos algoritmos;
- Talentos não são universais. Um talento para uma empresa não é necessariamente um talento na nossa empresa.
Itens fundamentais para a área de recrutamento e seleção se tornar uma consultoria com foco na estratégia da empresa
- Conhecer e entender do negócio;
- Conhecer e estar atualizado com relação Workforce planning;
- Acompanhar os processos realizados pela tecnologia, analisá-los, redimensioná-los e fornecer dados para a construção dos algoritmos;
- Subsidiar os gestores na construção do perfil da posição e suas expectativas de entrega;
- Tornar o processo o mais humanizado possível, apesar da tecnologia;
- Cuidar para que a jornada do candidato interfira positivamente na imagem da empresa.
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